sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SANTIAGO (CHILE)

Fui para o Chile antes de ir para Buenos Aires e também fiquei 5 dias por lá.


  • Passagem
Foi o mesmo de Buenos Aires, comprei pelo site da Lan, classe executiva (só o vôo de SP para o Chile). Paguei R$2,200 reais, de SP para o Chile, Chile para Buenos Aires e Buenos Aires para SP.
  • Hotel / Apartamento
O hotel do Chile eu reservei pelo Decolar.com, pois estava mais barato que o Booking na época. O escolhido foi o HorizonGroup Apartament, uma rede de apartamentos que aluga para turistas. Ele fica na Rua Merced 562, Centro de Santiago. Como qualquer centro não é um dos lugares mais bonitos, mas fica perto de vários lugares turísticos como a Praça das Armas, Patio Bellavista, Rua Augustinas, Cerro Santa Lucia, Mercado Central e muitos outros. A maioria das pessoas que eu vi fica no Bairro Providência, que é muito bonito e muito indicado também.
O apartamento em si é como a maioria de Santiago, quarto, sala pequena e uma mini cozinha, com utensílios de cozinha básicos e internet. Embaixo do apartamento tem o supermercado Express, e o metrô fica a uns 100 metros. Eu gostei bastante do apartamento e da localização. 
Valor do Hotel 6 noites R$ 680 reais para duas pessoas. Esse eu já paguei antes para a Decolar.



  • Câmbio 
Fiz uma parte do câmbio aqui no Brasil, na SP Mundi (Av. Faria Lima 1827 Loja 19) o câmbio estava em 0,0046, isso quer dizer que a cada R$ 1 real eu peguei $217 pesos chilenos. Troquei só um pouco do dinheiro para o primeiro dia, pois eu chegaria a noite em Santiago e iria precisar para o táxi e para comer algo. Já em Santiago eu troquei na Rua Augustina, no Centro (perto do apartamento que fiquei), lá existem várias casas de câmbio, ai você vai vendo a melhor cotação entre elas. Troquei duas vezes, a primeira peguei o câmbio de $227 pesos chilenos e no outro dia de $233 pesos chilenos. A cotação varia todos os dias. É melhor trocar lá, aqui no Brasil a cotação nunca é tão boa. E levar Real mesmo para trocar, Dólar não compensa muito.
No Chile a moeda é o Peso Chileno, as coisas custam $10.000 pesos por exemplo. Para saber o preço em real do que você comprar lá é só pegar o valor do produto e dividir pela cotação que você pegou.
  • Transfer 
Na chegada ao aeroporto do Chile pegamos um táxi mesmo, pois chegamos a noite e estávamos cansado para procurar outra opção. Pagamos $17.000 pesos, mais ou menos R$ 78,00 reais. Sei que tem outras opções mais baratas, como Van e Ônibus, mas optei pelo Táxi.
Depois conhecemos o Rodrigo (perdi o telefone dele) que fez nosso transfer para o Vale Nevado, ele nos levou embora para o aeroporto também, nos pegou de madrugada no Hotel e foi pontual. O valor dele para o aeroporto é de $15.000 pesos chilenos fechado, os taxistas cobram mais ou menos isso mesmo.
  • Transporte 
Como fiquei no Centro, fiz quase tudo a pé ou de metrô.  O metrô é muito bom, mais ou menos igual o de São Paulo, vai para todo os lugares. O valor depende do horário que você pega, lá existem 3 tarifas. 
Horário de pico (7h00-08h59 e 18h00-19h59) = $660 CLP 
Horário normal (6h30-6h59, 09h00-18h00 e 20h00-20h44) = $600 CLP 
Horário baixo (6h00-6h29 e 20h45-23h00) = $550 CLP 
Assim que você chega no metrô, tem um indicador luminoso perto das catracas que mostra o horário que você está. Eu não comprei o cartão BIP que é tipo um Bilhete Único daqui, preferi comprar o bilhete normal sempre que pegava o metrô, pois não sabia exatamente os horários que eu iria usá-lo.
Não usei táxi nenhuma vez, só para o aeroporto, que é praticamente um preço fechado, mas muitos disseram que era caro, mais ou menos o preço de São Paulo. 


  • Passeios 
  1. Mercado Central: É um mercado onde vende frutos do mar, com alguns restaurantes e tendas que vendem pacotes turísticos, é tipo um mercadão, só que menor. Foi lá que comprei o transfer para o Valle Nevado.
  2. Paseo Ahumada: Uma rua onde tem muitas farmácias, lojas, casas de câmbio, etc.
  3. Plaza das Armas: Quando estava lá, grande parte da Plaza das Armas estava fechada para reformas, a parte que estava aberta deu para ver a troca de guarda.
  4. Rua Paris/Londres: É uma ruazinha, que lembra Paris e Londres, eu não achei nada de mais, fiquei um minuto e fui embora. 
  5. Cerro São Cristóbal: Fui a pé para o Cerro São Cristóbal, pois fica muito próximo ao apartamento que fiquei, mas indo de metrô é só parar na estação Baquedano e ir a pé até lá.
    Para subir no Cerro existem duas opções, a pé, que eu não recomendo pois é muito alto para subir ou no Funicular, que você paga uns R$5 reais. Nesse Cerro também tem o Zoológico, mas eu não fui.
  6. Shoopings: Fomos no shopping Constanera Center, que fica perto do metrô Tobalaba. É um dos melhores shoppings de lá, tem várias lojas legais de departamento, como a Falabella, Ripley, entre outras. E também onde fica o supermercado Jumbo que é ótimo. O outro shopping é o Parque Arauco, que fica um pouco mais longe da onde fiquei, desci na estação Manquehue e dei uma bela caminhada para chegar até lá, mas o shopping é gigantesco, e tem uma parte externa onde fica alguns restaurantes. No final do dia descobrimos que a Turistik, empresa de turismo, leva os turistas de graça para os hotéis, só precisa agendar com antecedência, mas ficamos amigo do cara que agendava, que por sinal era brasileiro, e ele nos encaixou em um ônibus de volta. E o outro shopping que fomos quase todos os dias, foi o Patio Bellavista, que ficava próximo ao apartamento que estava. Não tem lojas nesse shopping, só algumas lojinhas pequenas, mas lá tem vários restaurantes, e é um ótimo lugar para jantar.
Mercado Central
Patio Bellavista
Plaza das Armas

Rua Paris / Londres


Cerro São Cristóbal
Vista do Cerro São Cristóbal
Funicular do Cerro São Cristóbal

  • Valparaiso / Vina del Mar 

Fomos até a estação do metrô Universidad de Santiago para pegar o ônibus que vai para Valparaiso ou Vina Del Mar, chegando lá fomos abordados por uma mulher vendendo o passeio para os dois lugares em uma van com guia, como não conhecíamos nada decidimos comprar o passeio, pagamos $20.000 pesos chilenos cada, mais ou menos R$ 88 reais com a passagem do ônibus incluído. A viagem dura mais ou menos 1 hora. Chegando em Valparaiso, fomos até o lugar que vende o passeio e eles nos levaram até a van, fizemos o passeio com mais umas 15 pessoas. Em Valparaiso eles nos levaram pra conhecer um lugar onde ficam os leões marinho, fomos também na casa do Pablo Neruda e no Mirante Paseo 21 de mayo, onde se tem uma vista panorâmica da cidade e de seu porto. Foi lá também que almoçamos, o único restaurante que vi lá em cima, e claro que os donos são amigos dos guias, pois eles fazem de tudo para almoçarmos lá, falando que é mais barato e tal. Lá também tem uma feirinha de artesanatos e de lembrancinhas.
Em Vina Del Mar foi mais rápido, fizemos uma pequena descida na entrada da cidade onde tem o relógio de flores, o cartão postal da cidade. Depois mais uma parada na praia, perto do cassino da cidade.
Fomos no Parque Quinta Vergana, um grande parque onde existe um lugar para shows e uma grande área de lazer. Depois fomos para o Museu Fonck, onde fica a estátua famosa de Moai. Por último fomos a um mirante da cidade, onde se vê um um estádio que tem em Vina Del Mar.
O passeio dura mais ou menos 5 ou 6 horas, é meio rápido, mas dá pra conhecer um pouco dos dois lugares.  Acho que é a melhor forma de se locomover por lá, pois pegar táxi para todos esses lugares deve ficar um pouco caro. A van nos deixou no terminal onde pegamos o ônibus para voltar para Santiago. 


Valparaiso

Vina Del Mar

Vina Del Mar

  • Restaurantes 
  1. Giratório: Como qualquer bom e velho brasileiro, tive que ir no restaurante Giratório, um dos lugares preferidos dos brasileiros. Um restaurante que tem uma vista incrível da cidade e da cordilheira do andes. Para jantar ou almoçar lá tem que fazer reserva, fiz a reserva no segundo dia de viagem, fui até lá e reservei para o outro dia. 
    Realmente a vista é maravilhosa, além da cidade e da cordilheira, você também vê o prédio do Constanera Center, um dos maiores na cidade. O restaurante vira levemente, assim você consegue ver a cidade a 360 graus.
    A comida é aquela comida de restaurante chique, nem sempre o maior prato que você vai comer na sua vida e sim uma porção nada extraordinária. Eu pedi um prato que vinha filé mignon e bolinhos de queijo, e meu namorado um com camarão e arroz, o dele veio muito pouca comida, o meu até que veio bastante. A sobremesa não gostei muito, pedi um petit gateau que de petit gateau não tinha nada rs. O valor foi de mais ou menos R$200 reais os dois, bem salgado.
  2. Johnny Rockets: Foi um dos primeiros restaurantes que fui, ele fica no Constanera Center. Comi um tradicional X-burguer com fritas, nada de mais o lanche, bem simples, o valor exatamente não lembro, mas não era tão barato, acho que uns R$ 25 reais.
  3. Zucco: Esse fica no Patio Bellavista, comi também um lanche lá e estava muito bom, saiu mais ou menos R$30 reais, lanche, batata e refrigerante.
Giratório

Giratório

Giratório

Zucco
Johnny Rockets


  • Valle Nevado
Para ir até o Valle Nevado compramos o transfer na Mitur, que fica no Mercado Central. Pagamos cerca de $20.000 pesos por pessoa, R$88 reais só o translado, eles marcam um horário com você para passar no hotel/ apartamento no dia seguinte. Marcamos as 7 da manhã, fomos de van com mais umas 6 pessoas. Antes de subir para o Valle Nevado, eles param em uma loja para podermos pegar os equipamentos, essa loja é extremamente lotada em julho, você fica pelo menos 1 hora lá para conseguir pegar tudo. Eu peguei uma calça, uma luva, um óculos e o ski. Tudo deu uns R$160 reais.
Saímos em direção ao Valle Nevado umas 9:30 da manhã, com as mais de 60 curvas até lá, chegamos umas 11 horas, pois muitas vans, ônibus e carros sobem esse horário. Compramos o ticket que foi mais ou menos uns R$200 reais e fomos para a pista de iniciante, claro rs. Na minha primeira carada na neve não andei mais rs foi bem tenso. E claro para finalizar perdi o óculos, que tive que pagar depois quando fomos devolver os equipamentos, aliás os óculos deles não servem para nada, melhor nem pegar esse item. Saímos do Valle Nevado umas 15:30 e chegamos no apartamento umas 20 horas, pois o trânsito na descida é mais intenso ainda.




  • Compras
No Chile foi onde eu comprei mais coisas, do que em Buenos Aires. Achei muitas coisas com preços ótimos.
A Falabella e a Ripley são ótimas lojas de departamento com produtos com e sem marca. E também fui em um pequeno outlet de maquiagens que fica na Rua El Golf 99, metrô Alacantara. Vi esse outlet no blog da Fernanda que mora no Chile e dá várias dicas legais de lá (www.pigmentof.com).






  1. Clinique (Outlet): Nessa caixa tem os 3 passos da Clinique em tamanho grande, e mais 3 miniaturas e uma necessaire, peguei míseros R$150 reais, nem eu acreditei.
  2. Lee Stafford (Farmácia): Um shampoo, um condicionador e um creme para o cabelo por R$50 reais.
  3. Garnier (Farmácia): Um BBCream da Garnier, mais um pacote de toalhas que removem a maquiagem por R$20 reais.
  4. John Frieda (Jumbo): Qualquer shampoo e condicionador da marca por R$20 reais.
  5. Argan(Jumbo): Creme de Argan para o cabelo por R$20 reais, esse creme é maravilhoso.
  6. Neutrogena (Farmácia): Os lencinhos da Neutrogena custaram uns R$15 reais.
  7. Lancôme (Falabella): Conjunto de 6 miniaturas da Lâncome por R$60 reais.
  8. Moroccanoil (Rua Augustinas): Passeando pela Rua Augustinas parei em um salão de beleza onde tinha Moroccanoil para vender por R$35 reais.
  9. Essence (Falabella): Pó bronzer por R$15 reais.
  10. Mac (Outlet): Comprei um Studio Fix por R$80 reais e o corretivo por uns R$62 reais.
  11. Maybelline (Farmácia): Corretivo para os olhos por R$15 reais.
  12. Blusa Azul (Falabella): Estava na promoção por R$40 reais, aqui no Brasil uma blusa dessa é pelo menos R$120 reais.
  13. Blusa Preta (Ripley): Meu namorado me deu de presente, e estava R$120 reais.
  14. Tênis (Falabella): Nada mais, nada menos que R$20 reais.
  15. Bolsa (Falabella): Também R$20 reais.
  16. Nestlé (Jumbo): Esse é o melhor doce de leite do mundo, e só tem no Chile :/, ele é exatamente igual o que fazemos na panela de pressão em casa. Então quem for para o Chile agradeço muito se trouxer alguns para mim rs. Custa uns R$ 5 reais. 

Qualquer outra informação é só perguntar.
Beijos 

2 comentários:

  1. Olá Jaqueline!

    Adorei as dicas! Vou a Santiago no próximo 31/05 e volto dia 05/06 e vou aproveitar 100% das suas dicas.
    Vou ficar no mesmo apart que você ficou, pelo Booking e Decolar ele fica bem localizado, pertinho de tudo, não é?

    ahh, se quiser o doce de leite, eu trago para você!

    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia, desculpe a demora :/ Comecei o blog e já não entro mais ! Mais vou escrever mais coisas, fui para a Disney e pretendo escrever sobre lá tbm !

      E ai como foi a viagem, deu td certo? Gostou?

      Espero que eu tenha ajudado =) O doce de leite fica para a próxima :/ rs

      Beijão

      Excluir